História

 

Com o surgimento da Legislação Trabalhista, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem do Distrito de Galópolis, foi constituído a partir do ano de 1939.

 

Através dos administradores do Círculo Operário Ismael Chaves Barcellos de Galópolis, que já proporcionava a seus associados, assistência médica, farmacêutica e jurídica, promoveram uma Assembleia Geral com os Operários da Fábrica Têxtil, no dia 13 de Agosto de 1939, na qual foi formada e aprovada a Comissão Organizadora da Associação Profissional dos Trabalhadores na Indústria de Fiação e Tecelagem de Galópolis.

 

Nesta Assembleia estava presente o Inspetor Regional do Ministério do Trabalho que palestrou sobre a Organização Sindical e as Leis Trabalhistas.

 

No dia 2 de maio de 1941 foi aprovado o primeiro Estatuto e eleita a primeira Diretoria do Sindicato, com Sede nas dependências do Círculo Operário de Galópolis. Em fevereiro de 1942, os operários receberam a carta de reconhecimento do seu Sindicato, sob a denominação de “Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem, do Distrito de Galópolis”, com base territorial no 3º distrito de Caxias do Sul, no Estado do Rio  Grande do Sul, sendo o sindicato distrital mais antigo do Brasil.

 

Em 1945, pela primeira vez houve a discussão do Sindicato com a fábrica Têxtil, referente às leis de férias e a demissão de empregados com base nos estatutos da entidade, a qual solicitava prazo para a defesa dos operários demitidos. A partir dessa data, o Sindicato assume um papel representativo dos interesses dos operários nas questões salariais e nas questões concernentes às condições de trabalho. As negociações dos salários, até então estabelecidas pela fábrica, passam a ser discutidas ativamente também pelos operários mobilizados pelo seu Sindicato.

 

No ano de 1948, ocorreu o primeiro dissídio coletivo e, nesse momento, a fábrica concedeu um aumento de 35% sobre os salários vigentes sob uma série de condições registradas na Justiça do Trabalho.

 

No ano de 1951 o Sindicato inaugurou sua sede própria, onde atuou até Agosto de 2013. Em Setembro de 2013, passou a exercer suas atividades na nova Sede Administrativa, localizada na Rua Ismael Chaves Nº 51. 

 

Com a crise em que passava a empresa Lanifício Sehbe, no ano de 1999, durante um longo período de greve, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem de Galópolis, organizou os empregados do Lanifício e formou uma Cooperativa de Trabalho (a atual Cooperativa Têxtil Galópolis), que continuou com a industrialização dos produtos têxteis e hoje os próprios operários cooperativados são donos do parque fabril da Fábrica Têxtil de Galópolis.


Os Presidentes eleitos para administrar o Sindicato e representar os trabalhadores foram os Senhores:

 

 

Referências:
Atas da Constituição, livros que contam a história de Galópolis e Depoimentos de Associados.